Você conhece a doença de chagas?

A doença de Chagas é transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro. Esse inseto carrega dentro de si um parasita chamado Trypanosoma cruzi que é o agente responsável pela doença. Apesar de estar sob controle no país, micro epidemias têm sido relatadas na Amazônia e no Nordeste.

Formas de contaminação: É possível contaminar-se ingerindo alimentos crus e com fezes do parasita; pela transfusão de sangue contaminado; pelo contato direto com o parasita; ou com outros animais que estejam infectados. A doença de chagas também pode ser transmitida de mãe para o filho, durante a gravidez.

Os principais sintomas são: febre; mal-estar; inflamação e dor nos gânglios; vermelhidão e inchaço nos olhos; aumento do fígado e do baço.

A maioria dos sintomas não são perceptíveis, assim as pessoas demoram a saber que possuem a doença, que é descoberta durante exame de sangue de rotina, até 30 anos após a contaminação. A Meningite e a Encefalite são complicações mais graves da doença de Chagas na fase aguda, mas são raros os casos de morte.

Se você mora no Nordeste, é importante manter seus exames de sangue de rotina em dia, para assim identificar essa e outras doenças. Sendo um associado da Rede Saúde Fácil você pode agendar consultas com médicos particulares e fazer exames com preços populares. Faça sua Conta Saúde agora mesmo, clicando aqui.

Tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *