Saiba como identificar se você sofre com esses parasitas.

Atualmente, com a modernização dos procedimentos adotados para proporcionar uma situação higiênica mais saudável para as pessoas, verifica-se diminuição significativa de problemas de saúde relacionados a vermes. Porém, como as doenças parasitárias são comuns em países com más condições de vida, como acontece em várias regiões do Brasil, esta ainda é uma patologia que afeta uma parcela da população brasileira.

A presença de vermes é mais comum em crianças porque, geralmente, elas têm mais contato com o chão e com a sujeira e levam muitas vezes as mãos à boca. Entretanto, adultos também estão suscetíveis a esses parasitas, já que a contaminação pode ocorrer por meio de ingestão de alimentos mal lavados e carnes que foram expostas aos ovos desses microrganismos.

Os sintomas de vermes no corpo do ser humano variam de acordo com a verminose, sendo que o sinal mais evidente é a presença do verme nas fezes. Outros sintomas comuns são:

  1.   Febre;
  2.   Anemia;
  3.   Diarreia;
  4.   Fraqueza;
  5.   Perda de peso;
  6.   Dor abdominal;
  7.   Pele amarelada;
  8.   Náuseas e vômitos;
  9.   Coceira na região anal e vaginal;
  10.   Presença de sangue, gordura ou muco nas fezes.

Mesmo que você apresente um ou mais sintomas listados acima, é importante realizar um exame pra comprovar o diagnóstico. O método mais eficaz neste caso é o exame de fezes, que ajuda muito na determinação da presença de parasitas no corpo e principalmente do tipo de verme causador da doença. Um exame de sangue também pode ser necessário para avaliar a extensão do problema. Algumas destas verminoses são facilmente tratadas, mas outras requerem tratamentos mais complexos.

Quer uma dica? Agende agora uma consulta com o clínico geral pela Rede Saúde Fácil para avaliar sua saúde. Caso precise de exames e medicamentos, lembre-se que eles também têm desconto! Saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *